Caravela restaurada será entregue domingo

Cartão-postal da Lagoa volta a ser aberto ao público depois de seis anos.

 caravela

Depois de três adiamentos e muita expectativa, a Caravela Anunciação, na Lagoa do Taquaral, será entregue à população neste domingo. A informação foi confirmada na noite de ontem pela Prefeitura de Campinas. O prefeito Jonas Donizette (PSB) irá participar da reinauguração da nau, que está fechada desde 2008, quando parte da estrutura afundou na lagoa. O evento está marcado para às 9h30.

Nesta semana, o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, havia dito que um novo adiamento estava descartado e que o trabalho seria concluído nos próximos dias. Segundo ele, os últimos ajustes começaram a ser feitos na semana passada e estavam em ritmo acelerado. Além do acabamento na pintura, a oficina que serviu para os trabalhos de marcenaria está sendo desmontada e dará espaço a um jardim.

“São feitos os últimos preparativos, alguns apliques em cima da madeira e alguns desenhos estão sendo pintados. É um trabalho bem minucioso”, disse. “Toda a parte interna da estrutura está pronta”, explicou. Segundo o secretário, cerca de 30 homens trabalham na finalização da nau. Ele não escondeu a alegria em poder devolver à população um dos símbolos do Parque Portugal e disse que o trabalho será aprovado. “Será uma nova forma de apresentar a caravela. É um monumento e com a presença do museu naval vai fazer dela um equipamento turístico importante.”

As velas da nau já foram içadas. Postes de iluminação e um gradil em torno da caravela foram instalados. O deck de quase quatro metros que margeia a lagoa e a grama da praça também estão prontos. Entre hoje e amanhã os andaimes que cercam a estrutura serão desmontados. O projeto de reforma inclui a instalação de um museu náutico, com peças da marinha brasileira e da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil (Soamar), que doará seu acervo para a Caravela Anunciação. São quadros, remos e livros sobre a vida marítima. Há ainda negociação com a Marinha Portuguesa para fazer um intercâmbio de peças entre os museus. Ainda não há prazo para finalizar a montagem do museu.

Após a inauguração, a visitação do público à caravela será com acesso controlado. As pessoas interessadas receberão senhas. Não poderão estar na caravela mais de 50 pessoas ao mesmo tempo por questões de segurança. O passeio será gratuito.

Adiamentos

A reforma da caravela, iniciada em maio, recebeu R$ 1 milhão em investimentos da atual Administração. A caravela passou por pelo menos cinco tentativas de reforma desde 2008. Episódios polêmicos marcaram o processo de restauro. Na Administração passada, em 2012, 144 pranchas de madeira que seriam utilizadas na obra desapareceram, um prejuízo de R$ 44 mil. Uma sindicância aberta na Prefeitura na época ainda não apontou o que aconteceu com o material.

Apesar das polêmicas, a Secretaria de Serviços Públicos retomou o projeto e chegou a anunciar, em abril deste ano, que em 6 de junho tudo estaria concluído. O prazo foi prorrogado para julho e, depois, para 10 de agosto. Mas problemas técnicos ao longo dos trabalhos atrasaram a entrega. A Caravela da Lagoa do Taquaral foi construída no próprio local e inaugurada em 1972. A embarcação é réplica da nau Anunciação, que trouxe Pedro Álvares de Cabral às terras brasileiras em 1500. Para que a sua construção seguisse fielmente a estrutura e traços da caravela de Cabral, o Museu da Marinha Nacional, no Rio de Janeiro, enviou na época documentos e plantas da caravela original.

felipe-tonon

Tags:,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: